Censo Agropecuário começa neste domingo

censo ibge 10
Mais de 18 mil recenseadores visitarão 5 milhões de estabelecimentos rurais –  IBGE

Começa neste domingo (1º) o 10º Censo Agropecuário brasileiro. Durante cinco meses, 18.829 recenseadores visitarão mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país para levantar informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação e o uso de agrotóxicos, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados em meados de 2018.

O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será dimensionado mais uma vez pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O orçamento do Censo Agropecuário de 2017, informa o IBGE, sofreu um corte de mais de 50%. Com isso, o instituto foi obrigado a fazer adaptações, como, por exemplo, reduzir o número de contratados temporários para essa operação. O contingente inicial previsto era de 82 mil pessoas, mas foi reduzido para 26 mil. Já a coleta de dados passou de cerca de 90 dias para cinco meses.

A redução do orçamento ainda tornou necessária uma simplificação do questionário inicialmente concebido. O objetivo foi dar mais agilidade à coleta de dados, permitindo que, em média, três estabelecimentos agropecuários sejam visitados pelos recenseadores a cada dia.

O Censo Agropecuário subsidiará a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Isso permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: