SP: laticínio fecha fábrica e produtores jogam leite fora

mococa 17

Produtores de leite do município paulista de Cerqueira Cesar, na região de Bauru, estão jogando leite fora após o fechamento da fábrica de leite UHT da empresa de alimentos Mococa, informa da Gazeta do Povo. O grupo diz estar revendo sua estratégia de negócios e anuncia novos investimentos em Alagoas.

“A Mococa fechou as portas e não avisou os produtores. Isso é desrespeito”, reclamou o pecuarista Tadeu Vilalta, em entrevista ao jornal eletrônico paranaense.

Segundo ele, o leite “está sendo jogado fora porque a empresa deixou de fazer a coleta de um dia para o outro e não avisou os produtores”. Nos últimos dias, fornecedores passaram a procurar outras empresas para vender a produção.

De acordo com a Gazeta do Povo, a empresa diz que os parceiros foram avisados. “Avisamos os parceiros dentro do normal”, afirmou Max Schaefer, diretor de administração e finanças da Mococa. “É uma decisão estratégica da empresa.”

Conforme o executivo, a Mococa negocia a venda da unidade de Cerqueira César, mas manterá a operação da unidade do município de Mococa, local de nascimento da empresa, em 1919. A Mococa tem uma história de 99 anos, assinalou Schaefer, e “não há histórico de conflito com fornecedores”.

Ainda segundo a Gazeta do Povo, a decisão de fechar o laticínio, implementada na semana anterior ao carnaval, interrompeu a produção de cerca de 500 mil litros/dia do leite de caixinha. Pelo menos 157 trabalhadores foram demitidos. As informações foram confirmadas por Schaefer.

“Estamos revendo o nosso mix de produtos e investindo em uma nova unidade para produção de achocolatados em Alagoas”, disse o diretor da empresa. Desde o dia 6, a Mococa não faz a captação do leite nas propriedades fornecedoras na área de Cerqueira César.

Leia mais aqui.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta