Começa no RS conferência internacional sobre agricultura e alimentação

agroecologia e organico 17
Evento debate produção de alimentos saudáveis num sociedade urbanizada – Foto: Embrapa

Começou nesta segunda (17)e vai até sexta-feira (21), em Porto Alegre, a III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada (AgUrb).  O tema central do evento, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é “Alimentos saudáveis, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo a produção”. A conferência busca construir uma rede de interação que resulte em impactos positivos que possam influenciar a sociedade.

A pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Lucimar de Abreu, participa do evento visando identificar os grandes desafios colocados por essa temática para o campo da sociologia econômica – uma nova área de conhecimento no campo das ciências sociais e vinculada à temática do congresso, em termos de contribuições do conhecimento científico e de seu alinhamento com a agenda da Embrapa, além de buscar, nas interações com esses múltiplos atores, mapear possíveis parcerias em projetos com objetivos comuns.

Conforme a pesquisadora, “a temática coloca em destaque que as questões alimentares têm assumido uma importância decisiva na agenda social, política e acadêmica nacional e internacional. Entre os desafios, estão o desenvolvimento de novas tecnologias na produção agroalimentar adaptadas aos impactos climáticos, a formação de novas dinâmicas de abastecimento que promovam a interação entre produtores e consumidores, o primor pela qualidade, além do design de sistemas alimentares sustentáveis.”

Cerca de 170 especialistas (representantes de governos, pesquisadores, professores, representantes de instituições internacionais e lideranças de movimentos sociais) de 36 países participam dos painéis, simpósios, apresentação de trabalhos em grupos temáticos, relatos de experiências, saídas de campo e atividades culturais.

As duas primeiras edições do evento foram realizadas na Europa.

Veja aqui a programação.

Da Embrapa Meio Ambiente

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: