Mapa participa de reunião da Organização Internacional do Café

wilson vaz de araújo.jpg17 flicker mapa

Wilson Vaz de Araújo, secretário de Política Agrícola – Foto: Antonio Araújo/Mapa

retário de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo, representa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na 122ª reunião do conselho da Organização Internacional do Café (OIC), que começou nesta segunda-feira (17), em Londres, na sede da entidade, e segue até sexta-feira (21).

Criada em 1963, a OIC reúne os principais países produtores e consumidores de café, constituindo fórum de discussão sobre as políticas cafeeiras conduzidas pelos países produtores, a dinâmica de consumo e políticas de apoio ao setor.

Além de análise de mercado, será tratada a sustentabilidade da cultura, no aspecto ambiental, social e econômico, e a participação das mulheres na valorização da cadeia produtiva. Os produtores da América Latina e Caribe estão preocupados com a queda das cotações internacionais do café e querem o apoio dos grandes compradores para superar a crise no setor.

O Brasil tem papel de destaque na OIC por ser o maior país produtor e exportador no mundo. A colheita brasileira deste ano está estimada em 58 milhões de sacas, representando 35% da produção mundial. As exportações no ano devem atingir 30 milhões de sacas, equivalentes a 26% do comércio internacional do grão.

“Além disso, a cultura do café no Brasil tem grande importância social por congregar cerca de 300 mil produtores em quase 2 mil municípios, com área média de 7 hectares”, ressalta o secretário.

A cafeicultura nacional gera receita anual de exportação de U$ 5 bilhões, com valor bruto da produção de R$ 24 bilhões.

Da redação, com o Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: