Começa em todo país a campanha de vacinação contra a febre aftosa

Pecuarista, chegou a hora de imunizar o rebanho. Começa nesta terça-feira (1º), na maioria dos estados e no Distrito Federal, a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2018. Bovinos e búfalos, de todas as idades, deverão ser vacinados até o fim deste mês, exceto os dos do Acre, Espírito Santo e Paraná, que imunizarão apenas animais com até 24 meses. O Brasil tem cerca de 218 milhões de bovinos e búfalos.
De acordo com a Divisão de Febre Aftosa (Difa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o pecuarista deve aplicar a vacina na região da tábua do pescoço, debaixo do couro do animal (região subcutânea), observando os cuidados das boas práticas de vacinação, fundamentais para o sucesso da imunização.
Veja aqui o calendário oficial de vacinação contra aftosa.
Recomendações
Para que o rebanho fique protegido contra a aftosa, os criadores devem observar a seguintes recomendações:
*Comprar as vacinas somente em lojas registradas
*Verificar se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2°C e 8°C
*Para transportá-las, usar uma caixa térmica, colocar três partes de gelo para uma de vacina e lacrar
*Manter a vacina no gelo até o momento da aplicação
*Escolher a hora mais fresca do dia e reunir o gado. Lembrar que só devem ser vacinados bovinos e búfalos
*Durante a vacinação, manter a seringa e as vacinas na caixa térmica e usar agulhas novas de preferência do tamanho 15mm por 18mm, limpas
*Lembrar que a higiene e a limpeza são fundamentais
*Agitar o frasco antes de usar e aplicar a dosagem certa em todos os animais: 5 ml
*Aplicar na tábua do pescoço, embaixo da pele, com calma
*Preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas.
Da redação, com informações do Mapa