Comissão da Câmara aprova política para comunidades do entorno de parques nacionais

mata
Divulgação/Governo de Mato Grosso

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou proposta que cria política especial para ajudar a população que vive no entorno de unidades de conservação de proteção integral – caso dos parques nacionais.

A medida está prevista no Projeto de Lei 3415/15, do deputado Evair Vieira de Melo (PV-ES), que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável do Agricultor Familiar no Entorno de Unidades de Conservação de Proteção Integral.

O texto prevê ações de crédito; infraestrutura e serviços; assistência técnica e extensão rural; pesquisa; cooperativismo e associativismo; educação; capacitação e profissionalização; e serviços rurais associados ao turismo e à agroindustrialização.

A proposta beneficia agricultores familiares, extrativistas, pescadores, silvicultores, povos indígenas e integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais.

Meio ambiente

O relator na Comissão de Agricultura, deputado Remídio Monai (PR-RR), retirou do texto as emendas apresentadas na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “As emendas restringem sobremaneira os beneficiários e as atividades da política, reduzindo ou mesmo eliminando a sua efetividade”, disse o parlamentar.

Uma delas limitava o apoio da política nacional a ações de agroindustrialização que apresentem baixo impacto socioambiental. Outras beneficiavam apenas o agricultor familiar que utilize práticas tradicionais de produção; o silvicultor que cultive floresta nativa; e o aquicultor que cultive espécie nativa.

Licenciamento

A comissão aprovou emenda de Monai para a coordenação da política nacional simplificar normas para o licenciamento ambiental dos empreendimentos no entorno das unidades de conservação. O texto garante os suportes técnico e financeiro para estudos prévios.

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da redação, com Agência Câmara Notícias

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: