Brasil fecha acordos para ampliar exportação de material genético e bovinos

judi expozebu
Foto: Divulgação/Mapa

O Brasil obteve avanços nos entendimentos para exportação de material genético bovino. Em rodadas de negociação durante a 85ª ExpoZebu, em Uberaba (MG), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a participação da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), fechou acordos com o Quênia, Equador, a Colômbia e Guatemala.

Segundo a coordenadora de Trânsito e Quarentena Animal Internacional do Mapa, Judi Nóbrega, o acordo com o Quênia prevê a venda de embriões in vitro e in vivo, bovinos vivos e sêmen. O ministério, acrescentou ela, também concluiu os certificados [CZI] de embriões in vivo e in vitro com o Equador.

“Com a Colômbia, foi ajustado o protocolo para exportação de sêmen e iniciadas as negociações para exportação de bovinos para reprodução. Já com a Guatemala a rodada envolveu a destinação de embrião in vivo e in vitro”, informou Judi Nóbrega.

O diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques, destacou que o trabalho coordenado pelo Mapa e pelo setor privado, aliado às garantias sanitárias que o Brasil, está abrindo muitas portas para o mercado internacional.

Os representantes dos países importadores constataram a qualidade do trabalho desenvolvido pelos criadores e pelo Mapa nas centrais de coleta de material genético e nas Estações de Pré-Embarque para exportação de animais vivos.

Índia

Além disso, completou Judi Nóbrega, houve avanços nas discussões para elaboração dos protocolos para embrião vivo com a Índia. “Os indianos se comprometeram a apresentar o resultado das discussões em assembleia do seu serviço sanitário, no dia 17.

Com a Malásia, os entendimentos foram para que seja disponibilizado o relatório das avaliações de risco feitas em 2016, durante visita de uma missão veterinária ao Brasil. À época, aquele mercado avaliou o sistema sanitário brasileiro para importar bovinos vivos para abate.

O Mapa e ABCZ também tiveram tratativas com representantes da Tailândia, que conhecerem todos controles sanitários do Brasil. Também foram realizadas negociações com a Nicarágua. A Expozebu começou no último dia 28 e termina neste domingo (6).

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: