Seminário debate papel do Judiciário no desenvolvimento do agronegócio

seminario mt

O aperfeiçoamento da relação entre produtores rurais, magistrados e advogados, a transparência de informações e o entendimento entre o Judiciário e o agronegócio estarão no centro dos debates durante o seminário “A Multidisciplinaridade do Agronegócio e os Reflexos no Sistema Judicial”, dias 24 e 25 de maio, no Cenarium Rural, em Cuiabá.

O evento é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos e Multidisciplinares do Agronegócio (Ibejama). Interessados em participar têm até o dia 21 deste mês para fazer as inscrições pelo site www.sistemafamato.org.br/seminarioagronegocio.

Em sua quarta edição, o evento reunirá produtores rurais, magistrados, advogados, desembargadores e ministros. Os participantes terão a oportunidade de entender o papel da Justiça no desenvolvimento do agronegócio, como também os desafios, oportunidades e entraves do setor produtivo rural no estado.

“Queremos discutir como as decisões judiciais impactam o agronegócio. Para tanto, o evento terá uma extensa programação de palestras e debates para esclarecer e mostrar a realidade e os reflexos das decisões judiciais no setor, responsável por mais de 50% do Produto Interno Bruto [PIB] do país”, diz a gestora do Núcleo Jurídico da Famato, Elizete Ramos.

Segundo ela, o Judiciário age em processos ligados ao agronegócio, em relações de compra e venda de propriedades rurais, financiamentos de crédito rural para insumos, compras de maquinários e outros. São processos que refletem diretamente na produção de alimentos, que depende do clima, prazos para plantio e colheita.

Por isso, enfatiza Elizete, os produtores não podem esperar muito tempo para terem seus processos solucionados. “Acreditamos que, a partir do momento em que o Judiciário, conheça a realidade do setor produtivo, haverá mais celeridade na apreciação dos processos judiciais que envolvam as atividades agrícola e pecuária.”

Da redação, com Famato

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: