RS: Expoleite/Fenasul é lançada com expectativa de superar o ano passado

Apesar dos problemas enfrentados pelo setor lácteo no Rio Grande do Sul, os organizadores da 41ª edição da Fenasul e 14ª edição da Expoleite esperam que o número de participantes nos dois eventos, de 16 a 20 deste mês no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), supere o ano passado
De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Jorge Fonseca, no ano passado participaram 136 animais. Mesmo assim, a Expoleite/Fenasul foi a terceira maior feira do estado com número de participantes.
Para a edição deste ano, o objetivo é chegar a 200 exemplares de gado holandês. “Se tivermos apoio de recursos, podemos chegar até 250 animais. Acreditamos também no trabalho das cooperativas, que devem trazer seus produtores.”
O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Odacir Klein, destacou os esforços que a Gadolando vem fazendo para a realização do evento. Ressaltou ainda o apoio do governo e de entidades parceiras que estão ajudando com recursos e com a programação. “Somos gratos a essas entidades que estão apoiando o evento”.
A Expoleite/Fenasul contará com exposição, concursos e julgamentos das raças de bovinos de leite, exposição de produtos para o produtor por indústrias e cooperativas de leite, empresas de melhoramento genético, insumos, alimentação animal e máquinas, seminários e palestras técnicas, comercialização de animais à balcão, entre outras atividades.
Nesse período também ocorrerá a ExpoFICCC, considerada a “Copa do Mundo” do Cavalo Crioulo, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
As inscrições para a Expoleite/Fenasul estão abertas até esta quarta-feira (9). Informações e inscrições no site www.gadolando.com.br.