Apresentadas em Cuiabá três novos lançamentos de soja para o cerrado

tgm encontro mt cultivares 3
Foto: Divulgação/TMG

Três novas cultivares de soja com adaptação no Cerrado brasileiro foram apresentadas, em Cuiabá (MT), pela Tropical Melhoramento & Genética (TMG). A empresa foi uma das patrocinadoras do XVIII Encontro Técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) e teve a oportunidade de mostrar as características e posicionamento dos lançamentos para a safra 2018/19 e de outras variedades consolidadas do portfólio.

O evento teve a participação de mais de 300 profissionais da área agrícola das principais regiões produtoras de soja no Brasil. O Encontro Técnico teve início na quarta-feira e encerrou na sexta-feira (18), no Gran Odara Hotel. As novas cultivares foram apresentadas na quinta (17).

Renan dos Santos, supervisor de Desenvolvimento de Mercado da TMG em Mato Grosso, apresentou as novas cultivares de soja, a TMG 2378IPRO, TMG 2381IPRO e TMG 2383IPRO. Em comum, as variedades trazem a tecnologia Intacta RR2 PRO™, de resistência às principais lagartas da soja e ao herbicida glifosato.

A TMG 2378IPRO se destaca por ser precoce e por ter boa aptidão para a abertura de plantio. Além dessas características, tem baixa plantabilidade, arquitetura moderna e compacta. “É uma variedade com folha estreita no ponteiro, facilitando a aplicação de defensivos, o manejo de pragas e controle de doenças”, explicou Renan.

Além de trazer os benefícios da tecnologia Intacta RR2 PRO™, a TMG 2381IPRO tem ampla resistência a cisto. Essa dupla característica é um dos principais destaques desse lançamento. “Através de um trabalho massivo e de assertividade do Programa de Melhoramento Genético da TMG, trazemos o lançamento com essas duas grandes características, além de ter alto teto produtivo, que foi o principal critério de seleção dessa cultivar, também com baixa plantabilidade. Tudo isso ajuda a reduzir custos para o produtor”, destacou o supervisor.

MT e Matopiba

Ainda na apresentação o público conheceu a TMG 2383IPRO, cultivar de grupo de maturação 8.3, que se mostrou muito competitiva em mais de 30 ensaios realizados durante a safra 2017/18, em Mato Grosso e na região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

A variedade obteve 79% de vitória em comparação à principal cultivar do mesmo grupo de maturação e que hoje é semeada em MT. “Essa variedade tem alto teto produtivo, é resistente ao nematoide de cisto das raças 1 e 3, tem boa capacidade de engalhamento e é muito fácil de ser trabalhada, pois tem ampla adaptabilidade e boa plasticidade em relação ao estande de plantas”, pontuou o profissional.

Também foram destacadas no Encontro Técnico as cultivares lançadas na safra 2017/18: TMG 7067IPRO e TMG 2173IPRO. A TMG 7067IPRO, com adaptação tanto para o Cerrado como para a região Sul do Brasil, além da precocidade, tem excelente teto produtivo, alto peso de grãos e boa capacidade de engalhamento (esta última característica é mais evidente no Mato Grosso do Sul e em Goiás).

A TMG 2173IPRO também tem boa capacidade de engalhamento e crescimento e, por isso, é indicada para abertura de plantio. Ainda no portfólio das variedades consolidadas, a TMG 1180RR apresenta em várias safras resultados acima de 70 sacas por hectare. “É uma variedade com excelente plasticidade. Sua capacidade de se adaptar ao meio traz vantagens para o produtor, se sobra planta ela não acama, se falta ela engalha”, frisou.

Outras três cultivares presentes no portfólio de soja da TMG tiveram seus resultados de produtividade divulgados no evento. A TMG 2181IPRO, a TMG 2185IPRO e a convencional TMG 4182 continuam sendo excelentes opções de alta produtividade e trazem características agronômicas específicas, como a tolerância à chuva na colheita (TMG 2185IPRO) e ampla resistência ao nematoide de cisto (TMG 4182).

As cultivares lançadas em 2017/18 e as demais consolidadas têm bons volumes de sementes a serem comercializadas para a próxima safra (2018/19). Detalhes e informações podem ser obtidos junto aos consultores de Desenvolvimento de Mercado da empresa e através dos canais digitais.

Da redação, com TMG

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: