Brasil anuncia na França ferramenta de rastreabilidade de carnes

cna oie paris

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, lança nesta terça-feira (22), em Paris, o sistema de rastreabilidade de carnes, o Agricultural Traceability System CNA Brasil (Agri Trace). A ferramenta permitirá realizar a gestão de protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária da cadeia produtiva da carne bovina.

Nesse domingo (21), a CNA participou da abertura oficial da 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), que ocorre até sexta (25), na capital francesa.

Segundo João Martins, o evento é um marco histórico para a pecuária brasileira, uma vez que Amazonas, Amapá, Roraima e parte do Pará serão reconhecidos pela OIE como estados livre de febre aftosa com vacinação, tornando, assim, o Brasil totalmente livre da doença.

Esse reconhecimento só foi possível graças ao empenho e trabalho dos produtores rurais, da CNA, das federações, dos sindicatos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de diversas instituições do país.

“Estamos aqui para receber o título do Brasil livre de aftosa com vacinação, da Amazônia até o Rio Grande do Sul. A partir de agora, teremos condições de negociar nossa carne com outros países”, destacou João Martins.

De acordo com o coordenador do Grupo Técnico de Defesa Sanitária da CNA, Decio Coutinho, durante toda a semana a CNA participará de debates técnicos sobre mudanças no código sanitário internacional, tanto dos animais terrestres, como animais aquáticos de diversos países.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, discursou na abertura do evento, no domingo, e destacou a importância da luta do país na erradicação da febre aftosa.

Participam também da assembleia da OIE a presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputada Tereza Cristina, os presidentes das federações de Agricultura do Amapá (FAEAP), Luiz Iraçu Colares, de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Simões, do Rio Grande do Sul (FARSUL), Gedeão Silveira e de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, além do Diretor Geral do Senar, Daniel Carrara, e da Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra.

Da redação, com CNA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: