Seminário no RS valoriza participação das mulheres na agroecologia

seminario semana organicos rs
Foto: Divulgação/SDR

Na programação da Semana do Alimento Orgânico 2018 – Alimento Orgânico: consciência, vida e saúde, a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) promove, na terça-feira (22), a partir das 8h, o Seminário Mulheres e Agroecologia – Valorizando os saberes e o protagonismo das mulheres que trabalham em atividades ligadas à agroecologia.

O encontro será realizado no auditório da Emater RS, em Porto Alegre, e contará com série de palestras que destacam a participação das mulheres na agricultura agroecológica. A realização do evento integra ações do Rio Grande Agroecológico (Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica 2016-2019), em parceria com a conveniada Emater RS.

A Semana do Alimento Orgânico 2018 é coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e visa a estimular a troca de conhecimentos e experiências entre grupos e organizações de mulheres agricultoras familiares de diversas realidades socioculturais, como indígenas, quilombolas, assentadas, pescadoras, guardiãs de sementes, jovens agricultoras, entre outras.

Haverá ainda troca de experiências e demonstração de receitas de espécies da biodiversidade do estado, algumas ainda consideradas plantas alimentícias não convencionais (Pancs).

O seminário tem apoio de Consea RS, Agefa, Fetag, Comissão Estadual de Produção Orgânica do RS (CPOrg-RS), Fetraf RS, Articulação Nacional de Agroecologia, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e Ufrgs.

Programação

8h – Credenciamento

8h30 – Palestra de abertura O Protagonismo das Mulheres na Agroecologia, com Irene Cardoso (Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais)

10h – Intervalo

10h20 – Relatos de experiência

1) Chamada de Agroecologia – Planapo – Agricultura Familiar Beneficiada por Aters de política púbica federal

2) Grupo Pão da Terra, Cooperativa de Agricultoras no Assentamento Integração Gaúcha, com Marinês Riva, de Eldorado do Sul

3) Guardiãs de Sementes e o Cuidado com as Sementes Crioulas, com Joelita Aparecida Puntel Scotta e Renilde Cembrani Raminelli, de Ibarama

4) Mulher Quilombola na Produção de Alimentos e Comercialização, com Maria Luci Marques, de Fortaleza do Valos

11h40 – Debate

12h – Almoço

13h30 – Relatos de experiências

5) Mulheres, Juventude e Agroecologia, com Bruna Eichler (Agefa), de Santa Cruz do Sul

6) Agricultura Agroecológica Indígena Certificada pela Opac Rama, com Derci Carvalho da Cruz, de Porto Alegre

7) A Trajetória da Mulher na Pesca Artesanal e Aproximação com Agroecologia, com Iracema Maciel de Souza, de Charqueadas

8) Empreendedorismo da Mulher do Pampa: Fio Farroupilha, com Andrea Madruga Garcia, de Piratini

14h50 – Debate

15h10 – Demonstração de receitas da biodiversidade (hibisco, butiá, ora-pro-nóbis)

16h – Encerramento

Da redação, com Emater/RS

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: