Leilão de 50 mil t de milho deve abastecer pequenos e médios produtores

milho grao colheita julio cavalheiro gov sc
Foto: Júlio Cavalheiro/Secom/Gov. SC

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) colocará à venda mais 50 mil toneladas de milho em grãos, a granel, na próxima quinta-feira (7).  A medida visa apoiar pequenos e médios criadores de animais, garantindo ração para os seus plantéis, num momento de alta das exportações de milho, o que pode afetar o atendimento da demanda interna, sobretudo no período de entressafra.

Diferente do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), que tem quantidade limitada por produtor, a venda direta de milho realizada pela Conab por meio de leilão possibilita ao participante formar os estoques de acordo com sua necessidade, em razão da maior quantidade que pode ser adquirida.

Com isso, destaca a Conab em nota, o criador aumenta sua margem de negociação no período de baixa oferta e evita ficar refém do mercado, tendo que adquirir o produto a preços elevados.

Quem pode participar

A operação ocorrerá por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC). O milho a ser comercializado encontra-se em Mato Grosso.

Para participar, os interessados devem atuar nos segmentos de avicultura, suinocultura, bovinocultura, ovinocultura, caprinocultura e piscicultura. É necessário também que os participantes estejam inscritos no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican).

Operação anterior

Na operação que ocorreu na última quinta-feira (31), das 50 mil t de milho ofertadas, foram comercializadas 39,9 mil t. O leilão arrecadou um total de R$ 16,2 milhões.

Clique aqui para conferir os detalhes no Aviso de Venda Pública Nº 163/2019.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: