Trabalhadores da agricultura do RS apoiam paralisação dos caminhoneiros

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) é solidária à paralisação dos caminheiros contra a alta do óleo diesel. Em nota divulgada nesta terça-feira (22), a entidade informa que apoia a mobilização dos caminhoneiros, iniciada nessa segunda (21), por entender que é “insustentável produzir e trabalhar no Brasil da forma como está sendo conduzida a política de preços dos combustíveis”.
Para o agricultor familiar, acrescenta a nota da Fetag-RS, a situação se torna ainda pior. “Além dos combustíveis, os demais insumos que compõem o custo de produção aumentam de valor ano a ano, ao contrário dos preços dos produtos, que baixam. Assim, quando o caminhoneiro tem seu custo elevado, acaba majorando o custo do produtor.”
A Fetag-RS conclui a nota dizendo que, “diante deste contexto, a luta do caminhoneiro e do agricultor familiar é a mesma, ou seja, por sobrevivência para seguir produzindo e transportando a produção. É por isso que a Fetag apoia essa luta e orienta as lideranças dos sindicatos dos trabalhadores rurais que façam o mesmo”.