Helicópteros aplicam orgânicos para salvar florestas de mariposa
O Departamento de Agricultura e Illinois, nos Estados Unidos, iniciaram neste mês uma operação com pulverizações aéreas de produtos orgânicos para o combate à mariposa cigana (Lymantria díspar) nas áreas de floretas no norte do estado.
A ação ocorre todos os anos, em parceria com o Serviço Florestal dos Estados Unidos. A praga, que não é nativa do país, alimenta-se de mais de 250 espécies de árvores e arbustos, mas sua fonte de alimento preferida são as folhas de carvalho. Grandes populações são capazes de desfolhar as plantas, deixando-as vulneráveis a ataques secundários de insetos e doenças, além de causar diretamente a morte de árvores.
A primeira rodada do tratamento abrangeu cerca de 4,5 mil hectares nos municípios de Kendall, La Salle, Ogle e Wil. O produto utilizado foi o BtK (Bacillus thuringiensis var. Kurstaki), uma bactéria natural e a aplicação foi feita com helicópteros.
Outra rodada de pulverizações está marcada para o final de junho, dessa vez com o feromônio Splat GM-Organic. Nesse caso, trata-se de um atrativo sexual que confunde mariposas ciganas masculinas e as impede de se reproduzirem.
Enquanto isso, oito condados de Illinois – Kendall, Kane, La Salle, Will, Cook, Du Page, Lake e McHenry – estão sob quarentena do Departamento de Agricultura do Estado. Em todos eles, viveiros de mudas de árvores e a madeira comercializada só podem ser transportados depois de inspecionada. Os próprios moradores devem verificar seus veículos, mobília e outros itens que ficam ao ar livre – inclusive bicicletas, mobília e até guarda-sóis – em busca de ovos de mariposa, traças vivas ou lagartas.