AgropecuáriaNotícias do dia

Greve paralisa todas 150 usinas de SP e há relatos de incêndios criminosos em canaviais

usinas alcool embrapa
Foto: André May/Embrapa

Até esta terça-feira (29), todas as 150 usinas e os 14 mil fornecedores de cana-de- açúcar do estado de São Paulo estarão paralisados por conta da greve dos caminhoneiros, anuncia a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Segundo a associação, informa o Estadão, a medida ocorre por falta de diesel e peças para máquinas e equipamentos, além de alimentos para refeitórios e outros insumos.

Conforme o Estadão, a Unica cita ainda, sem apontar locais, que algumas usinas tiveram canaviais, “criminalmente, incendiados, após tentarem entregar etanol para garantir o mínimo de suprimento à população”.

Ainda de acordo com o Estadão, em São Paulo, o setor sucroalcooleiro gera mais de 310 mil empregos diretos e responde por 60% da produção brasileira de açúcar e etanol.

“Esse contingente processa diariamente mais de 2 milhões de toneladas de cana, produz 150 mil toneladas de açúcar e 100 milhões de litros de etanol por dia, com perda diária de receita de R$ 180 milhões”, diz a Unica.

“O cenário é preocupante porque, além de aumentar os custos de produção, a queda no faturamento pode comprometer a sobrevivência de empresas que já estão com nível de endividamento elevado diante da crise vivenciada pelo setor sucroenergético”, assinala a entidade, conforme o Estadão.

A Unica informa que o atraso no período de moagem da cana, que está em plena colheita da safra 2018/2019, “pode trazer ônus expressivo ao setor e comprometer severamente a entrega dos produtos e a postergação do período de moagem”.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading