Schuch cobra agilidade na implantação do novo programa de crédito fundiário

O deputado Heitor Schuch (PSB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF), cobra agilidade do governo federal na implantação do novo programa de crédito fundiário, anunciado em julho, durante o lançamento do Plano Safra 2020/21. Para tanto, agendou audiência com o diretor do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário do Ministério da Agricultura, Carlos Everardo de Freitas, para a próxima segunda-feira 7, às 16h, a fim de tratar do assunto. O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, também participará do encontro.
Segundo Schuch, o Terra Brasil, que veio para substituir o Programa Nacional de Crédito Fundiário, ainda não saiu do papel. “É preciso que essas regras sejam publicadas o quanto antes para que se possa começar a atender a demanda de milhares de agricultores que estão na fila de recursos para a compra de terra há muitos anos”, enfatiza.
Além do manual operativo, Schuch e a Fetag vão solicitar melhorias na Unidade Técnica Estadual (UTE) do Rio Grande do Sul, que hoje não dispõe de equipe técnica suficiente para a execução do programa. A estimativa inicial da federação é de que mais de mil famílias com projeto pronto estejam aguardando a liberação de recursos para o crédito fundiário no estado.