CNA: PIB da agropecuária cresce 2,4% de janeiro a setembro

Foto: Joseani Antunes/Embrapa

Apesar dos efeitos adversos da pandemia e do impacto da desvalorização cambial nos custos de produção, o setor agropecuário mostra desempenho consistente em 2020, com crescimento de 2,4% de janeiro a setembro deste ano, frente ao mesmo período de 2019.

A análise consta do comunicado técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado nesta quinta-feira 3 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de 2020, indústria e serviços tiveram queda de 5,1% e 5,3%, respectivamente.

No acumulado de 12 meses, o IBGE mostrou que a agropecuária também teve desempenho positivo, com expansão de 1,6% ante 12 meses anteriores, enquanto indústria e serviços novamente tiveram retração (-3,5%).

Especificamente no terceiro trimestre, o PIB da agropecuária caiu 0,5% em relação ao segundo trimestre deste ano e teve ligeira alta de 0,4% na comparação com o terceiro trimestre de 2019. Os destaques da produção agrícola brasileira no 3° trimestre de 2020, segundo o IBGE, foram o café (21,6%), cana (3,5%), algodão (2,5%) e o milho (0,3%).

No resultado geral, o PIB do Brasil cresceu 7,7% frente ao segundo trimestre deste ano, de acordo com o IBGE. “Os dados mais recentes, referentes ao 3° trimestre/2020, sugerem que o pior momento da crise brasileira parece ter ficado para trás já que o desempenho do 3° trimestre é significativamente melhor que o do trimestre imediatamente anterior”, diz o comunicado técnico da CNA.

Entretanto, se comparado com o terceiro trimestre do ano anterior, o PIB registra queda de 3,9%. No acumulado de janeiro a setembro de 2020, a retração é de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: