Consumidor deve ter cuidado ao comprar alimentos perecíveis

consumidor supermercado 1 6
Foto: Agência Brasil/Arquivo

Os consumidores devem ficar atentos ao comprar produtos alimentícios, em razão da greve dos caminhoneiros, que durou 10 dias. O alerta foi feito nesta sexta-feira (1º) pelo Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS). Em nota, a entidade assinala que muitas cargas de alimentos perecíveis ficaram retidas e, por isso, não foram entregues no prazo adequado e/ou foram submetidas a temperaturas de conservação inadequadas e incompatíveis com a manutenção da qualidade.

Segundo a médica veterinária Andrea Troller Pinto, da diretoria do Simvet/RS, o consumidor, seja ele final ou o comerciante dos alimentos, deve lembrar esses produtos podem representar risco à saúde ou estar com características indesejáveis que inviabilizam o uso.

Ainda de acordo com Andrea, o consumidor deve observar os prazos de validade, a data de fabricação e as condições gerais da embalagem (sem vazamentos), além das características do produto.

“Um produto congelado, por exemplo, que apresente sinais de ter sido descongelado e alterações de cor, consistência ou formato da embalagem não é próprio para o consumo”, ressalta a veterinária.

O Simvet/RS orienta os consumidores que comprem os produtos alimentícios em locais habituais e que tenham passado por algum tipo de inspeção sanitária, seja ela municipal, estadual ou federal (SIM, Cispoa ou SIF). Cuidados devem ser dispensados também, neste momento, para alimentos vendidos em promoções, cujo prazo de validade esteja muito perto do vencimento.

 

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: