Com o fim da greve dos caminhoneiros, 163 frigoríficos já retomaram as atividades

A indústria de processamento de proteína animal está retornando à normalidade. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), 163 unidades frigoríficas de todos o país reiniciaram as atividades até essa sexta-feira (1º), após a suspensão do abate e processamento em consequência direta da greve dos caminhoneiros.
“A expectativa é que, até a próxima semana, todas as agroindústrias produtoras e processadoras da avicultura e da suinocultura restabeleçam as atividades”, diz, em nota, a ABPA.
A retomada ocorrerá de forma gradativa, assinala a entidade. “O setor espera que a produção recupere os padrões normais em 60 dias para garantir a preservação da qualidade dos produtos que chegam ao consumidor.”
Ainda conforme a APBA, os pontos onde ocorreram falta grave de ração estão sendo supridos. Até a próxima semana, acrescenta, os níveis de abastecimento de alimentos nas granjas deverão voltar à normalidade.
“Também ao longo dos próximos dias, representantes das agroindústrias farão levantamentos dos prejuízos acumulados neste período de greve. A expectativa inicial é de mais de R$ 3 bilhões, entre perdas de comercialização no mercado interno, animal mortos, custos logísticos, perdas de contrato na exportação e outros.”
A ABPA reforça também o alerta, feito desde o início dos bloqueios nas estradas, de que faltarão produtos de aves, suínos e ovos nos supermercados e outros pontos de venda, até que a produção e a distribuição sejam completamente restauradas.
“A agroindústria da avicultura e da suinocultura do Brasil envidará todos os esforços para a retomada dos níveis de estoques no prazo mais curto possível, em prol da garantia da qualidade do produto e da segurança alimentar da população”, ressalta a nota da entidade.