Salame de tambaqui, novidade da agroindústria familiar de Rondônia

salame tambaqui
Fotos: Ésio Mendes/Secom/Gov.RO

O agro brasileiro não cansa de surpreender o país e o mundo, seja por meio dos números vigorosos de seu desempenho no campo, pelo volume das exportações, pelo avanço tecnológico ou pelas inovações na produção de alimentos. Uma das atrações deste ano da 7ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, por exemplo, foi o salame de carne de tambaqui.

A iguaria despertou curiosidade e abriu o apetite dos visitantes do pavilhão da agroindústria na Rondônia Rural Show, realizada de 23 a 26 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack. “Sucesso total. Bem diferente e muito saboroso”, atestou a dona de casa Regina Célia Dantas Morais, moradora de São Miguel do Guaporé, ao experimentar o alimento.

O salame de peixe é de fabricação artesanal da agroindústria familiar em Ji-Paraná, disse o comerciante Fábio de Oliveira Siqueira. Ele ficou otimista com as vendas e a divulgação do salame de tambaqui pela primeira vez na feira do agronegócio.

A exposição abriu oportunidade para mostrar o produto a um público consumidor mais amplo, enfatizou Siqueira. Atualmente, ele vende o salame de tambaqui de porta em porta na cidade e pretende expandir as vendas a partir de agora.

Além do salame de peixe, Siqueira comercializa farofas especiais, granola e pão integral. “Nossos produtos são diferenciados dos encontrados no mercado.” Um dos tipos de farofas que ele vende contém castanha, linhaça e chia.

O secretário estadual de Agricultura, José Paulo Gonçales, pontuou que a agroindústria familiar sempre teve lugar de destaque em todas as edições da Rondônia Rural Show.

Da redação, com Gov.RO

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: