Tailândia ocupa lugar do Brasil nas exportações de frango para UE

frango agencia parana
Foto: Gov. Paraná

Maior exportador mundial de carne de frango, o Brasil vê sua participação encolher no mercado europeu, em consequência do embargo imposto pela União Europeia (UE) recentemente a mais de 20 frigoríficos nacionais. Nesta terça-feira (5), Mauro Zafalon informa, em sua coluna na Folha de S.Paulo, que o país está perdendo a liderança no segmento na UE e seu o lugar começa a ser ocupado pela Tailândia.

De janeiro a março deste ano, conforme Zafalon, os embarques de frango brasileiro totalizaram 69,4 mil toneladas, 43% menos do que no mesmo período de 2017. Enquanto isso, as exportações tailandesas para UE passaram para 76,4 mil t, 11% mais do que no primeiro trimestre do ano passado.

O colunista ressalta ainda que a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que identificou irregularidades na produção de frango no país, motivou a UE ampliar as restrições ao frango brasileiro.

Leia mais na Folha de S.Paulo.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: