Meio AmbienteNotícias do dia

ES: Parque Morro da Manteigueira, um dos encantos de Vila Velha

 

 

 

 

parque es 2
Foto: Douglas Daniel/Divulgação

A exuberância da flora e da fauna brasileiras surpreende por todos as partes do país. No Espírito Santo, um desses encantos fica no município de Vila Velha, distante três quilômetros da capital Vitória. É o Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira (PNMMM), que recebe cerca de 8 mil visitas por ano.

Com 168,30 hectares, o parque tem seis rotas para o visitante contemplar a flora e da fauna capixaba. Criado por meio da Lei Municipal 4.105, de 13 de novembro de 2003, o local recebeu esse nome por abrir uma casa de dois pavimentos em forma de manteigueira.

A fauna do parque abriga espécies de pequena e médio porte, como os caranguejos Chama-mare, o Goiamum, o Sagüi-da-cara-branca e o Tatú- galinha. O parque tem 121 espécies de aves catalogadas. Entre elas, o Martim-pescador, a Garça-branca-grande e o Gavião-pombo. Por lá também moram lagartos, como o Teiú.

Já a flora tem 142 espécies no local, entre as quais o Camará, o Jacarandá-espinho, o Ipê-felpudo, o Pau-d’alho, o Sombreiro e o belo Guapuruvú, além de plantas rupícolas típicas, como cactos e o Capim-colchão, sendo o único do ambiente de Apicum.

O viveiro do parque é uma das atrações para as crianças. Nele, informa a coordenação do parque, elas podem acompanhar o beneficiamento de sementes, a semeadura e transplantio das pequenas mudas.

De acordo com a gerência da área, o viveiro é um importante espaço para que os visitantes – especialmente as crianças – compreendam a relação entre a produção das mudas que são destinadas para praças e canteiros de Vila Velha e a recuperação da vegetação natural do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira.

parque es 0

No parque trabalham seis servidores. Desses, quatro são agentes de obras, um é técnico agrícola e técnico em agroindústria para apoio técnico e outro profissional atua na preservação, conservação de solo, fomentação de propostas em área degradada, fiscalização e monitoramento, emissão de pareceres técnicos.

Conforme o gerente do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, Sérgio Sampaio, a visitação ao local é de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, a área também está aberta para a comunidade local, pesquisadores, instituição de ensino e todos que apreciam a natureza, a conservação e respeitam o meio ambiente.

Para saber mais sobre o parque, os contatos são o técnico agrícola e técnico em agroindústria Douglas Daniel (27 99822 0189), o gerente Sérgio Sampaio (27 995276414) e a Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha (27 31497334).

parque es 1

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading