TO: Técnicos do Ruraltins são treinados na Embrapa para apoiar produtor

treiamento embrapa to
Foto:  Elisângela Santos/Embrapa

A Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas, está sediando, hoje (12) e amanhã (13), a “Capacitação de boas práticas agrícolas e de beneficiamento – Culturas do arroz, feijão e mandioca”, voltada para os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

O treinamento, que já ocorreu nos municípios tocantinenses d Pedro Afonso e em Araguatins, está no quinto módulo e visa a aperfeiçoar os conhecimentos sobre as culturas de subsistência de pequenos produtores.

O curso conta com quarenta extensionistas de diversos municípios do estado, que no dia 14 também participarão do “Dia Técnico das Culturas de Arroz e Mandioca”, no Centro Tecnológico de Palmas (Agrotins).

“A ideia é promover a capacitação continuada dos extensionistas, não só no cultivo, mas também no processamento dessas culturas, que são a base da alimentação do homem do campo”, ressalta Alexandre Aires de Freitas, chefe-geral interino da Embrapa Pesca e Aquicultura.

O projeto é fruto da parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que financia a iniciativa juntamente com a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), com a Embrapa, responsável pelos treinamentos, e do Ruraltins.

“O ministério está atento a essas demandas da extensão rural. O técnico tem que demonstrar segurança na hora de passar um conhecimento, senão não consegue nem que o produtor abra a porteira”, atesta Rodrigo Guerra, superintendente do Mapa no Tocantins.

Feito a dez mãos

Para Humberto Simão, chefe de Desenvolvimento Agropecuário do Mapa no estado, o projeto está dando certo porque ele foi feito “a dez mãos”.

“Quando sentamos para pensar como seria essa capacitação, juntamos a Embrapa, a Universidade Estadual do Tocantins, o Ruraltins e a Seagro. Além disso, durante o curso são os próprios extensionistas que escolhem qual será o tema do próximo módulo. Sem falar no intercâmbio promovido nesses encontros – vem gente de várias partes do estado e isso facilita a troca de experiências”, destaca.

Na avaliação de Simão o projeto, iniciado há dois anos, está rendendo bons frutos, com a iniciativa dos próprios técnicos do Ruraltins em promoverem dias de campo. Segundo ele, na medida em que os extensionistas se sentem mais seguros, e têm conseguido bons resultados práticos, há uma maior motivação para passar aos agricultores como eles obtiveram sucesso.  Ao todo, são 33 técnicos custeados pelo projeto, que têm o compromisso de montar unidades demonstrativas para treinamento de produtores.

Da redação, com Embrapa Pesca e Aquicultura

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: