Manual facilita operação do crédito fundiário, destaca deputado Zé Silva

credito fundiario
Foto: Divulgação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Condraf) aprovou, nesta semana, o manual de operações do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para orientar e servir como referência às unidades estaduais, aos agentes financeiros, às organizações sociais e sindicais, às entidades públicas e privadas e parceiras na implementação e execução do programa.

Com a publicação do Decreto Nº 9.263/18, em janeiro deste ano, regulamentando a Lei nº 13.465/17, que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, foram feitas várias mudanças no programa, sendo a principal delas a ampliação dos tetos de financiamento e dos perfis de renda e patrimônio, possibilitando comprar uma propriedade maior, atendendo a uma recorrente reivindicação dos movimentos sociais de trabalhadores rurais e da agricultura familiar.

O aumento do teto para financiamento dos imóveis rurais é resultado da ação parlamentar do deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), quando aprovou destaque na MP-759. Embora aprovada pelo Congresso Nacional, o destaque foi vetado pelo presidente da República. No entanto, o veto foi posteriormente derrubado pelo Congresso.

A medida aprovada autoriza as operações de financiamento para aquisição de imóveis rurais, por meio do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, ampliando o limite de R$ 80 mil para R$ 140 mil.

“As novas regras do crédito fundiário democratizam o acesso à terra pelos agricultores familiares, promovem a inclusão produtiva e contribuem para o combate à pobreza rural”, avalia o parlamentar mineiro.

Outra conquista do texto do deputado, e mantida no decreto, é a atualização dos limites, que ocorrerá a cada ano, mediante a aplicação da variação acumulada no ano anterior do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou do índice que venha a ser usado.

“Nosso trabalho no Congresso Nacional é incansável, se renova a cada dia, e ganha mais força a cada resultado alcançado. Cada conquista tem um valor especial, porque sabemos dos benefícios para a vida do cidadão, em todos os rincões do nosso País. Certamente, a publicação desse manual de operação, materializa uma importante conquista para o meio rural”, ressalta o parlamentar.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: