Abertas inscrições para curso online gratuito de facilitador de aprendizagem no agro

curso facilitar agro embrapa
Foto: Foto: Gustavo Porpino/Embrapa

A Embrapa está oferecendo o curso a distância “Formação de facilitadores de aprendizagem com enfoque para as temáticas do Agro” por meio do E-campo, vitrine de capacitações online da Embrapa. As inscrições gratuitas estão abertas até 2 de julho. Para realizar a inscrição, acesse aqui.

Os participantes devem realizar a capacitação de 60 horas, de 9 de julho a 5 de agosto de 2018. Por ser realizado integralmente em ambiente virtual e não ter necessidade de acompanhamento de tutor, o curso não tem limite de vagas. Ao longo do curso, os participantes podem interagir entre si por meio de um fórum online. A primeira edição do curso, realizada em maio de 2018, capacitou 90 pessoas, sendo a maioria extensionistas rurais e estudantes.

O curso é dividido em cinco módulos (1. Andragogia: a arte e a ciência de se ensinar a adultos; 2. Planejamento de ensino; 3. Metodologias ativas; 4. Avaliação de aprendizagem; e 5. Condução de processos de ensino-aprendizagem). Ao final dos conteúdos de cada tema abordado, os participantes podem ainda acessar leituras complementares para poder realizar a avaliação de aprendizagem. Para receber o certificado é necessário obter média igual ou superior a 70% de aproveitamento.

“Alguns estudos realizados sobre cursos online, massivos e gratuitos, apontam para uma alta taxa de evasão, entre 75 e 90%. Mas, nesta primeira edição, apenas 8% dos participantes que começaram o curso não o concluíram. O curso foi elaborado para atender as demandas de formação de facilitadores de aprendizagem nas temáticas do agro, mas pode ser realizado pelos demais interessados”, enfatiza a pedagoga Aline Branquinho, analista da Supervisão de Inclusão Tecnológica da Embrapa.

Para Aline, que é autora do curso sobre formação de facilitadores de aprendizagem, há potencial de ampliar consideravelmente a quantidade de participantes no curso. Além do curso para facilitadores de aprendizagem, o ambiente de cursos online da Embrapa já oferece as seguintes capacitações: IrrigaWeb – uso e manejo de irrigação; AbcWeb – agricultura de baixo carbono; Silagens de milho e de sorgo; Amostragem, coleta e transporte de leite; silagem de capim; e Compostagem. Ainda há a expectativa de que novos cursos sejam lançados no E-Campo ainda este ano.

Da Embrapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: