Em palestra, presidente da Emater-DF reforça importância da agroecologia

A produção de base agroecológica de alimentos é uma atividade economicamente viável, ambientalmente responsável, que gera renda e segurança alimentar. Esses foram os principais aspectos levantados pelo presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, durante palestra para estudantes do curso de Agroecologia do Instituto Federal de Brasília (IFB), em Planaltina, nessa terça-feira (26). Roberto participou da mesa de abertura do 10º Seminário Integrador de Vivências, realizado pelos alunos da instituição.
Para Roberto, o atendimento prestado pelas instituições públicas ao agricultor é eficiente e qualificado. “O tema da agroecologia não envolve apenas questões técnicas. Abordamos várias dimensões: ambiental, social e econômica”, observou o presidente da empresa. Ele ainda orientou os estudantes a intensificarem a participação em debates sobre agroecologia e ficarem atentos à mobilização institucional em torno do assunto. “Hoje, os governos — tanto o federal quanto o local — têm muitas ferramentas e políticas públicas para o desenvolvimento da produção orgânica”, comemorou.
A palestra contou ainda com a participação da professora Karen Friendrich, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que falou sobre a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) e a atual legislação de agrotóxicos.
Da Emater-DF