Cooperativa ajuda uva da Serra Gaúcha a conquistar o Brasil

a uva
Sead

Em várias cores e sabores, as uvas são conhecidas por trazerem benefícios para a saúde. Na Serra Gaúcha, essa deliciosa fruta é a principal matéria-prima usada há mais de 80 anos pela Cooperativa Nova Aliança, com sede no município de Flores da Cunha. A Nova Aliança produz suco integral, vinhos finos e de mesa, espumantes e outros derivados, como néctares, cooler, sagu e quentão sem álcool, que são comercializados nacionalmente.

A cooperativa tem uma produção de 32 milhões de litros, sendo 60% destinado ao suco. Na última safra, a colheita nas propriedades dos cerca de 900 associados chegou a 43 milhões de quilos de uva.

Entre os grandes incentivadores dessa produção, estão os programas do governo federal, mão de obra da agricultura familiar e as premiações dos produtos, inclusive internacionais, com medalhas de prata e ouro. Vários agricultores têm ou já tiveram acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Com o passar dos anos, a cooperativa foi percebendo a importância do acesso a políticas públicas e buscou mais incentivos. Atualmente, comercializa parte da produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), por meio do qual repassa sucos de uva para escolas da rede estadual e municipal.

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) também está presente em outra conquista: neste ano, foi renovada a permissão de uso do Selo de Identificação da Participação da Agricultura familiar (Sipaf), utilizado em 11 produtos.

O presidente da cooperativa, Alceu Dalle Molle, diz que 60% do financiamento do projeto da nova planta da Nova Aliança veio através de acesso a créditos no Pronaf. “Nosso cooperado trabalha com o programa que custeia as produções, compra de equipamentos e insumos. A intenção é expandir e contar com mais incentivos como esses.”

Crescimento mantendo tradição

Expandir é um dos objetivos do empreendimento cooperativo. Mantendo a tradição, a Nova Aliança está ampliando áreas de vinhedos, executando reformas em uma filial e seguindo com a fabricação do suco de uva orgânico que chega a 5% da produção total.

“Temos uma expectativa de ganhos e continuidade no meio rural. O sucesso é fruto do nosso trabalho e toda política que vem em favor dos produtores fica o legado dos investimentos que foram feitos”, ressalta Molle.

O agricultor familiar Márcio Roberto Ferrari, associado da Nova Aliança, optou em produzir orgânico há 16 anos. Ele conta que sente a necessidade de manter o meio ambiente preservado e ter segurança nos alimentos que coloca na mesa. “A intenção é não ingerir veneno e passar segurança para nossos consumidores. A oportunidade que o orgânico nos proporciona faz com que a gente invista com um menor custo e certeza na qualidade do produto”, afirma.

Nova aliança está há sete anos no mercao

A Cooperativa Nova Aliança é uma junção de cinco cooperativas vitivinícolas tradicionais da região da Serra Gaúcha, criadas na década de 1930, que entendeu que a união seria uma nova aliança, surgindo então o nome. A união ocorreu no final do ano de 2010.

As famílias associadas participam do processo entregando sua produção de uva à cooperativa. Atualmente, conta com cerca de 250 funcionários e mantém moderna planta industrial com 24 mil metros quadrados em Flores da Cunha e unidades em Farroupilha, na Serra Gaúcha, e Santana do Livramento, na região da Campanha do Rio Grande do Sul, com capacidade de processamento de até 50 milhões de quilos de uva.

Marília Fidélis (Sead)

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “Cooperativa ajuda uva da Serra Gaúcha a conquistar o Brasil

  • 13 de outubro de 2017 em 19:27
    Permalink

    Adoro uvas. Ótima matéria.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: