Deputado requer audiência para debater projeto de lei sobre venda de orgânicos

deputado lucas vergilio
Deputado Lucas Vergílio – Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

O deputado federal Lucas Vergílio (SD/G) pediu à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) a realização de audiência pública para debater o projeto de lei que trata da comercialização direta de produtos orgânicos. Agora, o requerimento precisa ser votado pela CCJC para que o debate ocorra, provavelmente no segundo semestre, em caso de aprovação.

De acordo com o parlamentar goiano, o Projeto de Lei nº 4576/2016, de autoria do deputado Edinho Bez (MDB-SC), tem “gerado grande polêmica e diferentes interpretações”. A audiência, assinala Vergílio, no requerimento, visa a buscar esclarecimentos e maior clareza do texto proposto e seu aprimoramento.

Vergílio ressalta que Edinho Bez diz, em sua justificativa, que a proposta busca adequar a legislação à realidade e coibir fraudes contra os consumidores de produtos orgânicos.  “O projeto propõe revogar trecho da lei em vigor e sugere novo texto com maior fiscalização por órgãos competentes e o aumento das penalidades.”

No entanto, enfatiza Vergílio, “tais medidas têm sido questionadas sobre seus impactos em relação a uma possível proibição de venda de produtos orgânicos em supermercados ou mesmo a afetar a comercialização de orgânicos por agricultores familiares”.

No requerimento, Vergílio sugere que sejam convidadas para a audiência pública o secretário-adjunto da Secretaria Especial da Agricultura Familiar, Jefferson Coriteac; o diretor da Associação Brasileira de Agroecologia, Rogério Dias, e o sócio fundador da Fazenda Da Mata, Roberto Lunardelli, além de um representante da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Agricultura Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: