Mercado brasileiro de leite orgânico cresce 20% em 2017

marco palmeira 2 curso leite organico embrapa
Foto: Embrapa/Divulgação

A cadeia de leite orgânico está se mobilizando para conseguir atender a aumento da demanda do mercado brasileiro. Segundo Rodrigo Villalba, gerente de produtos Neovia, o segmento de orgânicos cresceu mais de 20% no ano passado, o que animou os produtores de insumos. Neovia é um grupo francês do ramo de soluções nutricionais para animais que representa mais de 200 cooperativas que se uniram para fundar a empresa. No Brasil, o grupo Neovia tem 13 fábricas, um laboratório e dois centros de pesquisa.

Rodrigo esteve no primeiro módulo do curso de Pecuária Leiteira Orgânica, articulado pela Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa e realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste e Fazenda Nata da Serra em junho, em Serra Negra (SP). O produtor orgânico e ator da Rede Globo Marco Palmeira foi um dos participantes do primeiro módulo do curso. Nos próximos dias 27 e 28 de julho, o segundo módulo ocorre em São Carlos, na fazenda Canchim, onde está instalado o centro de pesquisa.

Saiba mais sobre o curso neste vídeo

Com essa iniciativa de capacitação, a Embrapa fomenta um mercado promissor. Conforme o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o Brasil tem 17.167 unidades produtivas orgânicas cadastradas, número que aumentou cerca de 20% do ano passado.

De acordo com Rodrigo, o grupo Neovia vem sendo demandado por clientes interessados em converter a produção. “Eles entram em contato pelo SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente – perguntando se a gente tem produtos orgânicos para oferecer para vacas de leite ou para bois”, disse.

Em São Paulo, mais especificamente na fábrica de Descalvado, a empresa tem sentido essa forte demanda. “Alguns clientes que usam ração do nosso grupo da Socil vem pedindo esse tipo de produto. Estão no escopo da companhia os produtos orgânicos certificados para este ano ainda. Essa procura começou em São Paulo, mas está se estendendo e já temos demanda de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, há pouco tempo, também do Paraná”, afirmou Rodrigo.

O mercado de orgânicos, assinalou o gerente de produtos Neovia,  é muito coeso e está atraindo grandes empresas. “Isso faz com que a cadeia toda se movimente. Alguma empresa quer vender um produto orgânico na gôndola do mercado, isso demanda que se produza leite, que se compre ração, que se plante milho e soja orgânica. Ao que tudo indica, essa cadeia começou a se movimentar de forma muito forte.”

Atualmente, segundo o gerente, o Brasil ainda não está preparado para suprir essa cadeia. “Quando a gente fala em produzir a gente está falando de muitas toneladas e isso não é possível. Felizmente, as pessoas que estão dispostas a vender e estão produzindo, todas elas pensam em dobrar em três ou quatro anos. É uma questão de tempo”, comentou.

leite ordenha 17 7 18
Foto: Alcides Okubo Filho/Embrapa

Processo de produção

Anderson Alves, gerente do escritório de Campinas da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa, disse que, embora o mercado de orgânicos esteja em expansão, ainda existe muita desinformação por parte de consumidores e produtores. “A ideia do curso é capacitar técnicos, multiplicadores e produtores para que tenham uma produção orgânica que utilize soluções tecnológicas avançadas e permitam um aumento de produtividade. Vamos repassar o processo de produção de leite orgânico que a Embrapa desenvolveu”, afirmou.

O curso todo tem cinco módulos – começou em junho e termina em outubro. Neste próximo módulo, os instrutores Artur Chinelato de Camargo e Marco Aurélio Bergamaschi vão abordar indicadores zootécnicos, ambiência animal e aspectos sanitários. O módulo de agosto será na fazenda Nata da Serra e os de setembro e outubro acontecem novamente na Embrapa Pecuária Sudeste.

As 40 vagas foram esgotadas rapidamente e há fila de espera para futuras capacitações. Os participantes são do Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul, Alagoas e Ceará. As empresas Nestlé e Socil, do Grupo Neovia, são patrocinadoras. Esalq, Fundação Mokiti Okada, Gold Seeds Agronegócio e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apoiam o evento.

Da redação, com Embrapa Pecuária Sudeste

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: