Projeto de Evair de Melo que beneficia produtores do entorno de parques nacionais chega à Comissão de Finanças

evair de melo 1 8
Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Aprovado por unanimidade pela Comissão de Agricultura da Câmara, o projeto de lei do deputado federal Evair de Melo (PP-ES) que beneficia comunidades agrícolas localizados do entorno de parques nacionais será apreciado pela Comissão de Finanças e Tributações. Com fim do recesso parlamentar, na próxima semana, a comissão deverá definir o relator do PL 3415/2015.

Membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Evair ressaltou que a proposta beneficiará esses produtores. “No Espírito Santo, por exemplo, temos agricultores na região do Caparaó que sofreram prejuízos com a ampliação da área do parque e precisam de incentivo para continuarem produzindo. Com esse projeto, iremos fomentar o desenvolvimento econômico dessas comunidades e contribuir com o turismo e a preservação dos parques nacionais”.

O texto prevê medidas de incentivo, como ações de crédito; infraestrutura e serviços; pesquisa; cooperativismo e associativismo; serviços rurais associados ao turismo e à agroindustrialização; assistência técnica e extensão rural; educação; e capacitação e profissionalização.

A proposta também institui um conselho de gestão dessas ações e um fundo de suporte financeiro aos produtores, definindo quem serão os beneficiados, como agricultores familiares, extrativistas, pescadores, silvicultores, comunidades rurais pertencentes à indígenas e à quilombolas, entre outras comunidades.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: