Abertas inscrições para curso gratuito a distância de produção integrada

capacitacao producao integrada

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito a distância de Produção Integrada (PI), promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa. O curso é voltado para a capacitação de responsáveis técnicos e auditores para atuação na Produção Integrada. A capacitação é um dos requisitos para os produtores que desejam obter o selo “Brasil Certificado”, fundamental para quem deseja diferenciação de seu produto, seja no mercado interno ou externo.

Segundo o Mapa, o Sistema de Produção Integrada visa à adequação dos processos produtivos para a obtenção de produtos vegetais e de origem vegetal de qualidade e com níveis de resíduos de defensivos agrícolas e contaminantes em conformidade com o que estabelece a legislação sanitária, mediante a aplicação de boas práticas agrícolas.

O curso é gratuito e é composto de três módulos: Introdução à Produção Integrada, Gestão e planejamento da empresa rural, e Práticas culturais. Os dois primeiros módulos são gerais para todas as culturas, já no último módulo, o interessado deve escolher apenas uma entre as opções de culturas oferecidas no momento da inscrição. O primeiro módulo é pré-requisito para os módulos seguintes e o segundo módulo é pré-requisito para o terceiro.

O pesquisador da Embrapa Augusto Costa afirma que o curso é uma oportunidade para capacitação em Produção Integrada de Amendoim. “A Embrapa está colaborarando com o conteúdo do módulo três, que aborda as práticas culturais específicas para a cultura do amendoim e ainda na parte presencial deste módulo”, informa. Ele ressalta que “apesar do módulo específico sobre amendoim só acontecer no próximo ano, os interessados devem ficar atentos para a realização dos módulos anteriores, que já estão com inscrições abertas e são pré-requisitos para o terceiro módulo”.

Já o pesquisador Dartanhã Soares, também da Embrapa, destaca a importância da parceria Embrapa/CEAD/UFV e Mapa para tornar possível a capacitação de profissionais em PI-Amendoim a distância. “Diante da demanda por profissionais capacitados para PI-amendoim, o formato de curso à distância é vantajoso por facilitar o acesso aos interessados de maneira mais rápida nas diferentes regiões de produção”, diz.

 

As inscrições estão sendo realizadas no site da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da UFV. Mais informações: cursopiufv@gmail.com ou (31) 3899-3987.

Confira a programação:

Módulo 1 – Introdução à Produção Integrada

Público-alvo: produtores rurais, técnicos agrícolas e portadores de diploma de curso superior.

Período de Inscrição: 01/08/2018 a 26/08/2018

Período do Curso: 03 a 16/09/2018

Carga Horária: 20 horas

Módulo 2 – Gestão e planejamento da empresa rural

Público-alvo: técnicos em agropecuária e profissionais portadores de diploma de curso superior, que cumpriram as exigências didáticas do módulo 1.

Período de inscrição: 17 a 30/09/2018

Período do Curso: 08 a 28/10/2018

Carga Horária: 60 horas

Módulo 3 – Práticas culturais específicas para a cultura do amendoim

Público-alvo: portadores de diploma de curso superior, que cumpriram as exigências didáticas dos módulos 1 e 2.

Período de inscrição: previsto para o 1° semestre 2019

Período do Curso: previsto para o 1° semestre 2019

Carga Horária: 80 horas

Da Embrapa Algodão

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta