Uberlândia sedia uma das maiores feiras agropecuárias do país

Camaru feira
Em 2017, Camaru atraiu mais de 400 mil pessoas – Foto/Divulgação/SRU

Um dos principais eventos agropecuários do país será realizada de 30 de agosto a 9 de setembro em Minas Gerais. O Camaru 2018 – 55ª Exposição Agropecuária de Uberlândia, evento que se consolida como um dos mais importantes ambientes para movimentação de negócios pecuários no Brasil terá presença de criatórios reconhecidos nacionalmente para exposições especializadas de bovinos e equinos, além de shows dos principais expoentes do cenário musical. A feira terá ainda apresentações culturais, rodeio, leilões de elite, torneio leiteiro, cavalgada, Fazenda Escola, praça de alimentação e parque de diversões.

A expectativa da organização para este ano é manter a frequência de público, mas buscando aumentar em 5% a movimentação econômica na exposição. Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Gustavo Galassi, a manutenção de seis dias com portões abertos atrairá o público motivado pela programação cultural do evento. Por outro lado, Galassi destaca o aumento no número de leilões e os eventos de comemoração dos 100 anos da raça Senepol no mundo. “Observo que todas as raças estão se movimentando para fazer exposições com carga genética forte em Uberlândia durante o Camaru. Nossa cidade sempre foi referência para o Estado e para o Brasil”, diz. “Nossa diretoria está empenhada para que tudo isso ocorra da melhor forma possível”, conclui.

O Camaru é a maior festa popular de Uberlândia e uma das maiores de Minas Gerais, o que demonstra a força do setor agropecuário na região do Triângulo Mineiro. Em 2017 a exposição teve 12 dias de atividades e recebeu público de aproximadamente 400 mil visitantes. A geração de negócios diretos e indiretos registrada no período foi de cerca de R$ 55 milhões. Nos leilões de elite realizados no ano passado foram movimentados mais de R$ 3 milhões com liquidez de 95 por cento dos lotes.

Este ano o Camaru terá seis dias de entrada gratuita, incluindo o dia 31 de agosto, data mais tradicional da festa, quando é comemorado o aniversário da cidade. O movimento nesse dia costuma ultrapassar o número dos 100 mil visitantes. Antes do dia da abertura, no dia 26, acontecerá a tradicional Cavalgada que anuncia oficialmente a programação da festa.

Os números atuais da exposição agropecuária de Uberlândia poderiam ser ainda maiores, o que só não ocorre devido a uma decisão do Sindicato Rural, adotada a partir de 2012, em desmembrar a festa em dois eventos distintos: o primeiro que herdou o nome Camaru e ficou com a parte mais festiva com shows, lazer, alimentação e ainda espaço para atividades pecuárias, como, leilões, rodeios, torneios leiteiros e etc; e o segundo, ganhou o nome de Femec, de concepção estritamente comercial, que oferece ao público oportunidades para aquisição de máquinas, equipamentos, implementos e insumos, além de outros produtos e serviços destinados à produção agropecuária, que inclui exposições de equinos e bovinos.

Agenda 2018

Wesley Safadão abre a agenda de shows do Camaru 2018 no dia 30 de agosto, quando também se apresentará a dupla Cleber & Cauan. A grade das apresentações confirmada pelo Sindicato Rural traz ainda Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Kleo Dibah, Zé Neto & Cristiano, Jefferson Moraes, Kevinho, entre outras atrações. O Rodeio Profissional em Touros será realizado entre os dias 2 e 5 de setembro, com entrada franca nas quatro noites.

Atrações como a Mostra de Dança Minas Catira e a Mostra Viola em Foco, que serão realizadas dia 2 de setembro, também farão parte da agenda da festa. As atrações serão promovidas pela Viola de Nóis Produções, em parceria com Sindicato Rural de Uberlândia são de classificação livre, realizados gratuitamente para a comunidade de Uberlândia e região. O projeto é patrocinado pela Algar Telecom e Bioenergética Aroeira por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Rouanet.

Mais informações sobre o Camaru 2018 estão no www.camaruoficial.com.br.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: