AM: Líder indígena recorre ao TRE para inscrever candidatura a deputado federal

adriel kokama carro eleicao
Adriel Kokama (à direita) registra registra candidatura no TRE-AM  – Foto: Divulgação

Um dos mais de 70 indígenas que resolveram disputar as eleições deste ano em todas as regiões do país, Adriel Kokama precisou recorrer à Justiça Eleitoral para conseguir o registro da candidatura a deputado federal pelo Avante. No fim da tarde desta sexta-feira (17), ele faz a inscrição na sede do Tribunal Regional Eleitotal (TRE) do Amazonas, em Manaus. Recebeu o número 7040 e está apto a fazer campanha. Na próxima semana, o TRE decidirá se o índio seguira ou não na disputa.

“Estou inscrito, sub judice, e agora está na direção de Tupã, de Deus. Vamos acelerar para que seja dado o deferimento ou indeferimento [na próxima semana]”, disse Adriel Kokama, pouco depois de sair do TRE. Segundo ele, o registro foi possível, entre outras razões, porque seu nome havia sido incluído na nominata do Avante, mas não foi apresentado pelo partido na relação de candidatos registrada na Justiça Eleitoral.

“Meu nome constava da ata”, ressaltou Adriel Kokama. Ele atribui a exclusão à participação do Avante na coligação encabeçada pelo PDT. Para Adriel Kokama, líder de uma comunidade indígena da zona rural de Manaus, a sua retirada da disputa pelo Avante faz parte da reação daqueles que ainda resistem à presença dos índios na política. “Sofremos preconceito há mais de 500 anos, mas hoje os indígenas estão se levantando na política amazonense e brasileira.”

Além de fazer o registro individual da candidatura, Adriel Kokama conversou com o presidente do TRE-AM, desembargador Yedo Simões, para falar sobre sua situação. Adriel Kokama faz parte da Frente Parlamentar Indígena Nacional, grupo de índios que se articulou via WhatsApp, Facebook e Instagram, no final do ano passado, para concorrer nas eleições 2018.

adriel kokama tse candidatura
Foto: Divulgação

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: