PB: Técnicos da Cooates são capacitados para apoiar projeto voltado à agricultura familiar

 

curso pb 1
Foto: Divulgação

A tecnologia cada vez mais faz parte do cotidiano do campo brasileiro. Profissionais ligados à Cooates (Cooperativa de Trabalho Agrícola, Assistência Técnica e Serviços) usarão um aplicativo para registrar as ações de assistência técnica e extensão de apoio à agricultura familiar que desenvolverão, por meio do projeto D. Helder Câmara, no estado da Paraíba.

Vinte e um profissionais ligados à Cooates, com sede em Barreiros (PE), já foram capacitados para usar a ferramenta. Na última sexta-feira (17), o grupo – formado por técnicos agropecuários, engenheiros agrônomos, zootecnistas e assistentes sociais – fez o curso promovido pela Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), em João Pessoa.

A Cooates foi uma das empresas vencedoras da chamada pública aberta pela Anater para contratação de serviços de ATER para o projeto D. Helder Câmara. A Anater coordena as ações de assistência técnica e extensão rural do projeto, por meio de parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead).

curso pb
Foto: Divulgação

Na avaliação dos profissionais que participaram do curso, realizado no auditório do Sescoop-PB, o aplicativo contribuirá muito para o trabalho de campo, que começará em janeiro de 2019, em sete municípios da região do Cariri paraibano.

O uso da ferramenta, assinalam, agilizará o registro das ações de ATER que vierem a ser desenvolvidas pela Cooates com objetivo de apoiar os agricultores familiares, seja na agricultura, na pecuária ou na gestão das propriedades rurais.

Fundada em 2000, a Cooates atua no fortalecimento da agricultura familiar, promovendo assistência técnica e extensão rural e estratégias de desenvolvimento sustentável na Paraíba e em Pernambuco.

Além da Paraíba, o projeto D. Helder Câmara, executado com recursos federais, também tem ações em outros estados brasileiros.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: