MT: Aprosoja e Departamento de Agricultura dos EUA debatem setor agrícola

usda aprosoja mt
Foto: Divulgação/Aprosoja

Dois analistas do USDA, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, estiveram nessa terça-feira (21) na sede da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em Cuiabá. A visita institucional teve como principal foco debater e entender os mercados de ambos os países.

Entre os temas, os norte-americanos perguntaram questões mercadológicas e também quiseram entender a logística de escoamento dos grãos do estado. “Eles questionaram como é formado o mercado, a conversão de pastagens em lavouras, quais são os principais temas que nos preocupam, nossos desafios, quais são os impactos maiores na hora do plantio e também na hora da venda e quiseram saber questões técnicas no que diz respeito às safras de soja e milho de Mato Grosso”, explica o diretor administrativo da Aprosoja, Lucas Costa Beber.

Além de Beber, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, e os gerentes de Política Agrícola e Logística, Thiago Rocha, e Defesa Agrícola, Daniel Pasculli, estiveram na reunião. De acordo com Galvan, outros temas mais atuais e que têm preocupado os produtores rurais também foram debatidos. “A suspensão do uso do glifosato e o que isso significa já nesta safra de soja foram falados, bem como a questão do tabelamento do frete e o quanto essa decisão nos prejudicará”, afirma Galvan.

Por parte da associação, o tratamento fitossanitário utilizado nos Estados Unidos e os reflexos da briga comercial entre a China e o país foram questionados. “Sabemos que, por questões climáticas, a fitossanidade do país é bastante diferente da nossa e quisemos saber o que eles utilizam nas lavouras. Sobre a questão com a China, o que nos disseram é que eles tentarão absorver mais o mercado europeu”, completou o diretor administrativo da Aprosoja.

USDA

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos é um órgão público e o mais importante da agricultura norte-americana. Estiveram presentes nesta reunião com a Aprosoja a economista especializada em agricultura, Yoonhee Macke; e o conselheiro agrícola, Oliver Flake.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: