Fetag mostra a força da agricultura familiar gaúcha na Expointer

fetag expointer 2018
Foto: Divulgação/Fetag

Uma das novidades da 41ª Expointer, que começou neste sábado (25) e vai até o dia 2 de setembro (domingo), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), é a ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar, uma antiga reivindicação da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS). Simultaneamente à Expointer, a Fetag promove a 20ª Feira da Agricultura Familiar.

A Fetag é copromotora da Expointer há 20 anos. Nestas duas décadas, a entidade tem apoiado e organizado os agricultores familiares para participarem da maior feira a céu aberto da América Latina.  De total de 283 empreendimentos expositores do agroevento, nada menos do que 203 são associados de sindicatos dos trabalhadores rurais associados à Fetag.

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, participou da abertura na Expointer, na manhã deste sábado. A solenidade contou com a presença dos secretários da Agricultura, Odacir Klein, e de Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, entre outras autoridades. O vice-presidente da Fetag, Nestor Bonfanti, também esteve na cerimônia.

As novas instalações do Pavilhão da Agricultura Familiar foram inauguradas às 10h. O evento contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, que destacou a importância da agricultura familiar e das políticas públicas voltadas ao setor.

Em seu pronunciamento, Carlos   Joel lembrou o ex-ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho, já falecido. Segundo o presidente da Fetag, Mendes sempre apoiou a liberação de recursos para a ampliação do pavilhão, que agora se tornou realidade. “Que este pavilhão possa continuar sendo o grande centro de negócios da agricultura familiar”, assinalou o dirigente.

fetag expointer 1
Foto: Divulgação/Fetag

Casa da Fetag

A Fetag também está presente na Expointer em sua tradicional Casa da FETAG, além do Pavilhão da Agricultura Familiar. “A Fetag vai muito além do segmento agroindustrial, uma vez que participa e promove debates. A agricultura familiar expõe, vende e também é compradora de animais, máquinas e implementos agrícolas”, observa.

De acordo com Pedrinho Signori, secretário-geral da Fetag, 2018 é um ano diferenciado na Expointer, porque os expositores têm em um espaço maior no estande, o que possibilita conforto e a oportunidade de divulgar melhor os produtos. Além disso, os organizadores da mostra trabalharam para contemplar os 283 empreendimentos, das mais diversas regiões do Estado, o que representa um acréscimo de 25%, atendendo todos os pedidos.

Ao mesmo tempo, Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da Fetag, disse não ter dúvidas de que várias novidades em termos de produtos estão na Expointer, até mesmo porque a entidade incentiva os expositores para que a cada nova edição tragam receitas novas. “A agricultura familiar vive disso e depende da diversificação. Não conseguimos, ou sequer é nosso objetivo, competir com a grande escala de produção, mas, sim, aliando qualidade e diversidade. A Fetag considera as feiras como uma alternativa estratégica de desenvolvimento e seu papel é fomentar, cada vez mais, o espaço para abrir mercado, ao contrário de fazer da feira um mercado. A Expointer é uma das grandes vitrines.”

Rabaioli salientou que o espaço da agricultura familiar na Expointer, além da Fetag, é organizado por outras entidades que também apoiam o setor, como a Emater, o governo do estado do RS, via Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e Secretaria Especial da Agricultura Familiar (SEAD) do governo federal.

Da redação, com FETAG

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta