CNA: Governo elimina imposto sobre exportação do couro wet blue

 

cna logo 13

O governo atendeu o pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para eliminar o imposto de exportação sobre o couro wet blue. A decisão, que havia sido aprovada recentemente pelo Comitê Executivo Gestor da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e referendada pelo Conselho de Ministros do órgão, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta (13).

A CNA defendia o fim da alíquota de 9% e atuou junto ao governo nos últimos anos para acabar com a medida, que prejudicava a competitividade da pecuária brasileira no mercado internacional e a renda do produtor rural.

O couro, que estava desvalorizado com a incidência do imposto, é um dos principais subprodutos do abate de bovinos e influencia na composição do preço da arroba. O produto é muito exportado, principalmente para o mercado asiático.

DOU-COURO-WET-BLUE.jpg

“Com o fim do imposto, a arroba do boi gordo deve ser valorizada, além de favorecer o aumento das exportações e viabilizar a melhoria da qualidade do couro”, explica o assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Ricardo Nissen.

O imposto sobre o couro wet blue foi criado em 2000 a partir de uma demanda da indústria de calçados. Entretanto, na avaliação da CNA, as exportações deste segmento hoje representam um terço do que eram na época da criação da alíquota, o que demonstra a ineficiência da sua aplicação.

Da CNA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: