Brasil e Chile assinam acordo para facilitar comércio de orgânicos

LEGUMES-Elio Rizzo.jpg20
Acordo beneficia médios e pequenos produtores de orgânicos – Elio Rizzo/AGROemDIA

O Brasil e o Chile querem intensificar o comércio bilateral de produtos orgânicos. Para tanto, assinaram memorando de entendimento com o propósito de promover ações que facilitem as exportações e importações de orgânicos entre os dois mercados.  

O memorando foi assinado nesta quinta-feira (20) pelos ministros Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e seu colega chileno, Antonio Walker Prieto (Agricultura), durante reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), em Buenos Aires. O texto assinado prevê colaboração mútua na fiscalização e controle dos produtos e políticas voltadas para o desenvolvimento da produção orgânica, além da melhoria das bases de dados e de normas e regulamentos que regem a atividade.

Esse é o primeiro reconhecimento mútuo de semelhanças nos normativas de produção orgânica negociado entre países da América do Sul, o que mostra o compromisso com o desenvolvimento de economias sustentáveis, assinalou secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Ribeiro e Silva.

A iniciativa, acrescentou o secretário, contribui para ampliar as exportações e agregar valor à produção agropecuária. “Os impactos sociais da assinatura são relevantes para ambos os países. Atualmente, apenas grandes produtores orgânicos alcançam mercados no exterior por causa do alto custo envolvido na certificação internacional. Com o sistema de reconhecimento mútuo, ambas legislações reconhecem a certificação de sistemas participativos de garantia, estimulando a inclusão de pequenos e médios produtores no mercado de exportação”, explicou Odilson.

A reunião seguirá até esta sexta-feira (21), com a participação dos ministros dos demais países que integram o CAS:  Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

No encontro deve ser discutido o levantamento solicitado pelo ministro Maggi da lista de produtos químicos (moléculas autorizadas em cada país e condições de uso) com o objetivo de harmonizar a regulamentação desse tema em toda a região.

Da redação, com Mapa

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: