Menor oferta sustenta valores do tomate; produtividade e qualidade são positivas

Foto: Arquivo/AGROemDIA

As baixas temperaturas vêm controlando a oferta de tomates nas regiões produtoras, visto que retardam a maturação dos frutos. Além disso, a safra de verão está terminando, enquanto a de inverno ainda não ganhou ritmo, o que também ajuda a enxugar a disponibilidade do fruto no mercado. Esse cenário tem sustentado os valores em patamares acima dos custos de produção, apesar da demanda enfraquecida.

Na média parcial de maio (até o dia 24), o preço do tomate salada, ponderado pela classificação, está em R$ 35,02/cx, 11% acima das estimativas de custos. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a produtividade e a qualidade dos frutos nas praças de inverno estão muito boas, visto que o clima seco e as temperaturas amenas favorecem o desenvolvimento das plantas.

Em Sumaré (SP), apesar de alguns problemas com traça e ácaro-branco, que foram bem controlados, a produtividade registrada em abril foi de 400 cxs/mil pés.

Do Cepea

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: