Candidatos a deputado distrital apresentam propostas para o setor rural

waldir 0
Waldir Cordeiro, candidato a distrital, busca o fortalecimento da agricultura –  Divulgação

Embora tenha apenas 5.802 quilômetros quadrados, o Distrito Federal tem uma agropecuária convencional e orgânica moderna, diversificada e eficiente. Por isso, cada vez mais o agro do DF reivindica políticas públicas para o fortalecimento contínuo da atividade. Para tanto, além do apoio dos governos local e federal, busca ampliar a sua representação na Câmara Legislativa. Nestas eleições, vários candidatos a deputado distrital estão se propondo a ser porta-vozes do setor, caso venham a ser eleitos.

Um dos candidatos a deputado distrital que carrega a bandeira do setor rural é Waldir Cordeiro (Rede), ex-administrador das regiões de São Sebastião e do Paranoá, áreas com forte atividade agrícola. Para ele, além do incentivo permanente à agropecuária empresarial, é necessário que o DF apoie mais a agricultura familiar, seja por meio de assentamentos e de outras formas de uso da terra, a fim de gerar emprego, renda e manter os jovens no campo, evitando o êxodo rural.

Funcionário público, Waldir convive com o setor rural desde a adolescência, quando ainda morava no Gama, outra área de DF que se destaca pela produção agrícola. Por isso, entende que uma das principais medidas que devem ser tomadas hoje é criar uma política para incentivar os jovens do campo a descobrir sua vocação e estimular o ensino técnico agrícola para capacitá-los a produzir de forma sustentável e com lucratividade.

“A fixação do jovem na área rural também contribuirá para reduzir a grilagem de terras, porque promoverá o desenvolvimento das comunidades”, destaca Waldir.

Na avaliação do candidato a distrital, é igualmente importante apoiar mais as ações voltadas ao consumo racional de água para enfrentar a crise hídrica. Segundo ele, o DF tem muitos produtores de água, mas é necessário ampliar esse número para intensificar a preservação dos mananciais.

Outra atividade que Waldir considera essencial é estimular a recuperação das nascentes e da vegetação do Cerrado. O candidato a distrital pela Rede lembra que quando foi administrador do Paranoá promoveu o plantio de 2 mil mudas às margens da barragem do Buriti Vermelho. Ele reforça que a preservação ambiental deve envolver todas as pessoas, tanto da área rural quando urbana.

De acordo com Waldir, a agropecuária deve ter não só recursos suficientes e com juros baixos para custeio e investimento, mas necessita igualmente de apoio no momento da comercialização, especialmente os agricultores familiares.

Ele recorda que quando esteve à frente da Administração de São Sebastião apoiou a Exposição Agropecuária, importante espaço de venda da produção. Agora, um dos seus projetos é reativar a Feira Agropecuária de São Sebastião.

Além disso, Waldir defende que os produtores participem mais da formulação de políticas públicas em busca de soluções para impulsionar o setor. O candidato destaca ainda que o DF precisa desenvolver mais ações voltada à ampliação e fortalecimento da agricultura urbana, criar e revitalizar parques ecológicos e instalar um distrito agroindustrial às margens da BR-251/DF-140, entre as localidades do Café Sem Troco e Santa Maria.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: