Frísia: Energia solar reduz em até 80% custo ao produtor rural

A energia solar pode gerar uma redução de 70% a 80% no custo de energia elétrica nas propriedades rurais. Os números foram destacados no evento “Energia Solar Fotovoltaica”, realizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial com mais de 100 associados. As palestras ocorreram no Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR).

O evento propôs a discussão sobre os benefícios do uso dessa energia alternativa, tratando do mercado e apresentando as vantagens na implantação. O objetivo foi oportunizar ao cooperado a possibilidade de se informar sobre essa fonte de energia.

“Foi destacado o alto potencial desse tipo de energia e as opções que o produtor tem para reduzir seus custos”, explica o coordenador ambiental e florestal da Frísia, Francis Bavoso.

Além das palestras, os cooperados tiveram contato com empresas fornecedoras das tecnologias e instituições de crédito. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia a implantação de equipamentos para a geração de energia solar.

Produto mais competitivo

Segundo Bavoso, essa aproximação cooperados-empresas auxiliou os produtores rurais a buscarem em um único local orçamentos e estudos de viabilidade exclusivos para cada necessidade, o que facilita a escolha e a busca pelo produto mais competitivo. “Antes, essa era uma tecnologia cara, agora está mais acessível, pois há novas opções no mercado”, avalia o coordenador da Frísia.

Da Frísia

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta