Candidato a distrital, Dr. Gutemberg quer mais atenção à saúde na área rural

dr gutemberg
Dr. Gutemberg ouve reivindicações de produtores rurais – Divulgação

Candidato da Saúde à Câmara Legislativa, Dr. Gutemberg (PR) acredita que um dos maiores gargalos na gestão da área no DF é o atendimento aos moradores da área rural. Segundo ele, hoje, os moradores dessas regiões são obrigados a percorrer grandes distâncias à procura de atendimento médico.

“É preciso, claramente, aumentar o número de unidades básicas e centros de Saúde com estrutura para atendimento adequado nesses lugares. Inclusive, com equipes de odontologia”, diz o candidato a distrital.

Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) apontam que há, aproximadamente, 92 mil pacientes vivendo em áreas rurais do Distrito Federal. A maior concentração está em Brazlândia, seguida pelo Gama e, em terceiro lugar, Planaltina. “Essas pessoas, muitas vezes, sequer têm carro. E, para elas, é de extrema importância ter acesso ao SUS perto de suas casas”, enfatiza Dr. Gutemberg.

Entre as propostas do médico, também formado em Direito, está ainda “a presença de médicos especialistas e médicos veterinários na Estratégia Saúde da Família”.

Para o candidato, “a atuação dos profissionais formados em medicina veterinária é fundamental na promoção da Saúde, prevenção, controle e diagnóstico de riscos de doenças transmissíveis por animais, como raiva, leptospirose, brucelose, leishmanioses, dengue, febre amarela e outras, como prevê, inclusive, a Portaria n° 2.488, de 2011, do Ministério da Saúde”.

Na avaliação do candidato, que foi presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) durante nove anos, é preciso também reforçar e equipar as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento nessas áreas, além de aumentar o investimento nos hospitais mais próximos a essas localidades. Segundo ele, “é de extrema importância para o desenvolvimento econômico do Distrito Federal” fortalecer o atendimento na área de saúde para a população rural.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: