AgropecuáriaNotícias do dia

Brasil terá neste ano o maior consumo de ovo da história, diz ABPA

ovosEmbrapa-Paulo Lanzetta.jpg8
Ovo é considerado um alimento completo – Paulo Lanzetta/Embrapa

Uma das mais acessíveis e versáteis proteínas disponíveis no mercado, o ovo deverá encerrar este ano com o maior índice de consumo per capita da história do país, segundo projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).   A entidade, que apoia a Semana do Ovo, coordenada nacionalmente pelo Instituto Ovos Brasil, comemora os avanços do produto no cardápio nacional.

De acordo com a associação, a previsão é de que o consumo per capita no Brasil alcance 212 unidades, 10,4% maior que as 192 unidades registradas no ano passado.  Apesar do forte crescimento, o consumo brasileiro ainda é relativamente baixo, na comparação com outros países.

“O crescimento inédito é uma importante vitória para o setor. Mas há uma grande oportunidade de elevação de consumo no mercado brasileiro.  Ainda estamos abaixo da média mundial, que supera 230 unidades anuais, e longe de índices como o do consumo mexicano, que supera as 360 unidades todos os anos”, analisa Francisco Turra, presidente da ABPA.

Segundo a entidade, a produção também deverá apresentar elevação de até 10% neste ano, em relação às 39,9 bilhões de unidades produzidas em 2017, chegando a 44,2 bilhões de unidades, uma média de 84 mil ovos produzidos por minuto.

Neste contexto, a Semana do Ovo, projeto realizado pelo Instituto Ovos Brasil entre os dias 7 a 12 de outubro, desempenha papel fundamental para levar informação, esclarecer mitos e promover o consumo de ovos no Brasil.

“Promover o consumo de ovos é fundamental para fortalecer a qualidade da alimentação do brasileiro. O ovo é considerado um alimento completo, rico em proteína, ferro, zinco e os carotenóides luteína e zeaxantina, que são poderosos antioxidantes, além de conter colina, uma vitamina do Complexo B responsável pela condução de impulsos nervosos e formação do centro da memória.”, ressalta Ricardo Santin, presidente do Instituto Ovos Brasil e diretor-executivo da ABPA.

Com diversas ações promocionais, palestras, distribuições de brindes e degustações promovidas pelo Instituto Ovos Brasil, empresas e outras entidades do setor produtivo, a Semana do Ovo busca ampliar a conscientização sobre o potencial nutritivo do ovo, um alimento completo e fundamental para a alimentação humana.

Saiba mais no site www.ovosbrasil.com.br.

DA ABPA

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading