CNA pede à CONAB retomada das vendas de milho em balcão

cna_cona_Joaci_Muni_Francisco
Marcelo Bezerra (E): Programa terá mais 100 mil t de milho – Joaci Francisco/Divulgação

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) um estoque adicional de milho para o restabelecimento dos leilões do cereal por intermédio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB).

O tema foi tratado em audiência, em Brasília, nessa quarta-feira (10). O 2º vice-presidente de Finanças da CNA, Muni Lourenço, e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), mostraram a gravidade da situação ao presidente da Conab, Marcelo Bezerra, enfatizando os prejuízos já causados aos produtores do estado.

No início do ano, foram liberadas 200 mil toneladas para a venda no ProVB em todo o país, mas o estoque foi insuficiente. No caso do Amazonas, as vendas foram paralisadas no início deste mês e já impactam a produção agropecuária, o que também vem acontecendo em outros estados.

Muni Lourenço considera a paralisação da comercialização de milho no Amazonas preocupante. “Os pequenos e médios produtores e criadores, que dependem desse fornecimento para a manutenção de suas atividades, estão tendo que comprar o milho nos estabelecimentos revendedores por preço que chegam a quase o dobro do valor comercializado pelo ProVB”, assinala.

O presidente da Conab informou que o Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) já aprovou o fornecimento de mais 100 mil toneladas de milho para a venda por meio do ProVB em todo o Brasil.

“Apesar disso, é necessário aguardar a aprovação e publicação no Diário Oficial da União de uma Resolução do Ciep e da Portaria Interministerial que detalha a venda. Antes disso, por questões legais, não é possível comercializar os estoques de milho no âmbito do ProVB, mesmo que haja nos armazéns”, afirmou Marcelo Bezerra.

Também participaram da reunião o coordenador de Assuntos Estratégicos da CNA, Joaci Medeiros, e o diretor de Abastecimento da Conab, Fernando Costa Fonseca.

Da CNA

 

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: