Morre Ezídio Pinheiro, ex-presidente da Fetag-RS

ezidio pinheiro
Ezídio Pinheiro foi uma das grandes lideranças da agricultura familiar – Fetag-RS/Divulgação

A agricultura gaúcha – especialmente os agricultores familiares –, perdeu uma de suas principais lideranças. Morreu nesse sábado (19), na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, aos 74 anos, Ezídio Vanelli Pinheiro, ex-presidente da Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul). Durante quase quatro décadas, Ezídio foi uma das vozes mais ativas na defesa dos trabalhadores rurais gaúchos e brasileiros.

Em nota, a entidade lamentou a morte de Ezídio, referindo-se a ele como “sempre presidente” da Fetag-RS. “O movimento sindical está enlutado por perder uma grande liderança”, destaca o comunicado.

Ezídio Pinheiro começou no movimento sindical rural em 1970, quando assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen, cargo em que permaneceu até 1980.

Depois, ele ocupou a vice-presidência e a presidência da Fetg-RS, em Porto Alegre/RS, nos períodos de 1980 a 1983 e de 1983 e 1986, respectivamente. Em 1986, assumiu a vice-Presidência da Contag e, em 1989, voltou à presidência da Fetag-RS.

Além dos cargos nessas entidades, Ezídio Pinheiro representou os agricultores e agricultoras familiares no Legislativo por dois mandatos. Em 1994, ele foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul, o primeiro agricultor familiar do movimento sindical coordenado pela Contag a conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Exerceu seu segundo mandato como deputado federal de 2001 a 2003. Após esse período, retornou à presidência da Fetag-RS (de 2003 a 2007).

Ezídio nasceu em Frederico Westphalen em 6 de fevereiro de 1944, deixa a esposa Adelaide com quem era casado a mais de 50 anos, os filhos Salete, Sandro e Leonel, quatro netos, genro e noras.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: