Bolsonaro descarta “oportunistas que se anunciam como ministros”

bolsonaro 26
Candidato do PSL desautoriza especulações sobre composição de ministério – Agência Brasil

Na antevéspera da eleição, Jair Bolsonaro mandou um recado para aqueles que estariam se anunciando como ministros, em um eventual governo do candidato do PSL à presidente: “As eleições só serão definidas no domingo. Além dos 3 nomes mencionados (Onix,Heleno e Guedes), outros serão anunciados. Com intuito de se promover ou nos desgastar, oportunistas se anunciam ministros. Estes, de antemão, já podem se considerar fora de qualquer possível governo”, escreveu o presidenciável, em sua conta no Twitter, nesta sexta-feira (26).

Com isso, Bolsonaro não só rechaça as especulações sobre possíveis ministeriáveis, mas também confirma o que já informará semanas atrás: o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) será mesmo seu ministro da Casa Civil; o economista Paulo Guedes comandará o Ministério da Fazenda; e o general da reserva Augusto Heleno comandará o Ministério da Defesa.

O recado de Bolsonaro esfria especulações em torno de nomes como Alberto Fraga (DF), Mendonça Filho (PE) e Pauderney Avelino (AM). Os três são do DEM e não se reelegeram. Fraga chegou a disser que Bolsonaro o queria como “articulador político” no Congresso, e Pauderney deixou escapar que estaria aberto a um convite.

No agronegócio, hoje o setor mais dinâmico da economia brasileira, já foram citados cinco nomes como possíveis candidatos ao cargo de ministro da Agricultura em um eventual governo Bolsonaro: a deputada Tereza Cristina (DEM-MS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); Blairo Maggi, atual ocupante da pasta; a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), o deputado Luis Carlos Heinze (eleito senador); e o presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Nabhan Garcia.

Em nenhum momento, entretanto, algum desses nomes se anunciou como provável ministro da Agricultura. Assim, todos podem, em tese, estar na relação de indicações que Bolsonaro avaliará como indicado para ocupar a pasta, em caso de vitória neste domingo. A bancada ruralista no Congresso Nacional tem preferência por Tereza Cristina.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta