Soja: projeção da safra 18/19 é suficiente para atender demanda global

soja 2 11 fotos publicas
Abiove: estoque de passagem é suficiente para atender a demanda – Jonas Oliveira/Fotos Públicas

Até o final do ano, é provável que os produtores brasileiros sintam pressão maior na demanda de soja. Isso acontece porque, com o embate comercial entre China e Estados Unidos, o espaço cresceu para o Brasil, único país com capacidade de abastecer o gigante asiático diante da blindagem ao produto norte-americano.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) calcula os estoques de passagem entre dez/18 a jan/19 de 1,4 mi toneladas, número suficiente para atender o cenário atual.

“Apesar de ser um número historicamente baixo, o balanço de oferta e demanda mostra que o Brasil conseguirá suprir a toda a demanda com a produção doméstica e baixo nível de importações” avalia Daniel Furlan Amaral, gerente de economia da Abiove. “Agora, é fazer o planejamento para ano que vem e continuar atendendo o mercado”, diz.

Da Abiove

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: