Alceu Moreira deve substituir Tereza Cristina à frente da FPA

alceu moreira _ 18_11_lucio-bernardo-jr-camara-dos-deputados.jpg
Deputado Alceu Moreira defende a simplificação da gestão pública – Câmara dos Deputados

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS) deve assumir a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em substituição à deputada Tereza Cristina (DEM-MS), futura ministra da Agricultura do governo Bolsonaro, que assume em 1º de janeiro do próximo ano. Já havia consenso na bancada ruralista em relação ao nome de Alceu Moreira para coordenar a FPA em 2019, mas a ida de Tereza Cristina para a equipe de transição de Bolsonaro indica que a mudança será antecipada.

Atual vice-presidente da FPA, Alceu Moreira é conhecido por sua atuação proativa na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e em outros fóruns de debates de temas do agro. Dias atrás, ele participou da definição das prioridades da bancada ruralista para o restante do ano: licenciamento ambiental, demarcação de terras indígenas e patrimônio de afetação – projeto de lei do deputado Roberto Balestra (PP-GO) que autoriza o proprietário rural a dar seu imóvel ou fração como garantia em financiamento.

Alceu Moreira defende a necessidade de simplificar a gestão pública no Brasil, pautada em uma legislação mais uniforme, transparente e que garanta segurança para toda a sociedade. Para ele, é preciso ter uma câmara permanente e dinâmica para discutir temas que busquem a evolução do setor agropecuário: “Precisamos desconstruir modelos organizacionais que não tenham uma política integrada e estabelecer prioridades, discutindo cada detalhe do processo. As pautas precisam ter gestão de tarefa, tempo e resultado.”

Além das atribuições na FPA, o parlamentar gaúcho também está envolvido em articulações com o seu partido, o MDB, para ser indicado para disputar a presidência da Câmara dos Deputados em 2019. O presidente eleito, Jair Bolsonaro, citou, recentemente, o nome de Alceu Moreira como um dos possíveis postulantes ao cargo. O deputado e Bolsonaro participaram da CPI da Funai e, desde então, ficaram próximos. Em 2008, quando era deputado estadual, Alceu Moreira presidiu a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: