Presa maior quadrilha de ladrões de propriedades rurais do RS

 

quadrilha abigeato rs pc divulgacao
Grupo foi desarticulado pela delegacia especializada em crimes na área rural – Divulgação/PC/RS

A maior organização criminosa de abigeato e furtos em propriedades rurais do Rio Grande do Sul foi desarticulada pela Polícia Civil. Só neste ano, a quadrilha furtou mais de R$ 1 milhão em gado e maquinário agrícola, de acordo com Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Bagé.  

Deflagrada nesta terça-feira (27) Decrab, a Operação Patrulha prendeu 19 pessoas (17 preventivamente e duas em flagrante) e apreendeu uma tonelada de carne, quatro armas e equipamentos que eram utilizados para cortar/fracionar a carne.

As ações foram realizadas nos municípios de Sapucaia do Sul, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo e visaram cumprir 24 mandados de prisões preventivas e 32 mandados de busca e apreensão, além da busca e apreensão de diversos carros, caminhões, motocicletas e reboques.

“Conforme inquéritos já instaurados, apenas nos últimos sete meses, o grupo criminoso agiu em Sapucaia do Sul, Canoas, Esteio, Santo Antônio da Patrulha, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí, Montenegro, Maquiné, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Tapes, Camaquã, Sentinela do Sul, Picada Café, Arroio dos Ratos, Encruzilhada do Sul e Campo Bom. São mais de 20 inquéritos já instaurados e com autoria identificada”, disse o delegado André de Matos Mendes.

Segundo o delegado Cristiano Ritta, a organização é bem estruturada e com funções bem definidas. “Fazendo um organograma do grupo criminoso, conseguimos verificar que, além da cadeia hierárquica dentro do grupo, temos também os principais receptadores da carne de gado furtado, os proprietários de mercados e o indivíduo que age como uma espécie de intermediador”, esclareceu Ritta.

A operação foi batizada como nome de Patrulha por ter sido no município de Santo Antônio da Patrulha o abigeato que deu origem à investigação que resultou na descoberta da organização criminosa.

Aproximadamente 200 policiais civis participaram da operação, que também contou com o apoio do Grupamento de Operações Especiais e da Divisão de Apoio Aéreo, com a utilização do helicóptero da Polícia Civil.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: